1ª Feira de Profissões


Interact Club de Santiago Terra dos Poetas

Projeto “Feira das Profissões”


1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Interact Club de Santiago Terra dos Poetas- Gestão 2011/12:

Presidente: Dhienifer Souza.
Vice-presidente: Jéssica Cantele
Secretária: Carolina Martins.
Segunda Secretária: Clarissa Guerra.
Diretor de Protocolo: Lucas Gomes.
Segundo Diretor de Protocolo: Rodrigo Urach.
Tesoureiro: Éricson Estevão.
Segunda Tesoureira: Jaqueline Frescura.

Sócios:
Jean
João Vitor Oliveira
Júlia Trombini
Lorenço Compani
Tamires Fernandes


2 HISTÓRICO

O Interact é um Clube associado ao Rotary Internacional, que reúne jovens de 12 a 18 com anos, tendo como principal objetivo praticar ações solidárias. O Interact Clube de Santiago Terra dos Poetas foi fundado no dia 23 de maio de 2010 por (nome dos sócios fundadores), tendo o Rotary Clube de Santiago Terra dos Poetas como padrinho.
O Interact foi fundado no dia 29 de maio de 2010, tendo como presidente Julia Trombini. Durante esta gestão, o Clube realizou diversos trabalhos voluntários envolvendo as crianças, principalmente. Neste um ano, o Clube participou de projetos tais como o desenvolvido no Lar dos Meninos e na Escola Municipal Severino Azambuja.
No dia 28 de junho de 2011, Julia Trombini, presidente do Interact na Gestão 2010/11, entregou o cargo à Dhienifer Souza, a qual presidente o Clube atualmente. Com o decorrer das atividades, O Interact percebeu a importância de seu trabalho e atualmente, contanto com quatorzes sócios, desenvolve projetos voltados à comunidade santiaguense.
O Projeto “Feira das Profissões” é uma das metas mais importantes a serem vencidas pela Gestão 11/12, sendo que, exige, portanto, responsabilidade, dedicação e comprometimento por parte do Clube.


3 O PROJETO

A “Feira das Profissões” é um evento que pretende reunir profissionais de áreas tais como Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia, Letras, Medicina, Odontologia e Psicologia para que os estudantes, duvidosos com relação ao futuro, saibam o que cada área exige. Da mesma forma, representantes de universidades gaúchas como URCAMP (Universidade da Região da Campanha), UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), URI Campus Santiago (Universidade Regional Integrada), UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado) e UNIFRA (Centro Universitário Franciscano, com o intuito de esclarecer aos jovens as formas de ingresso nas instituições de ensino superior. Serão convidados, ainda, profissionais do IFET (Instituto de Educação Tecnológica) e do Exército de Santiago.
A “Feira das Profissões” será realizada no dia 20 de outubro de 2011, das 8h às 11h e 30min, no Clube União Santiaguense. Serão enviados convites às escolas santiaguenses, para que alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio participem do evento, bem como autoridades de Santiago. O evento permitirá, ainda, que a comunidade da Terra dos Poetas, principalmente, os jovens reconheçam o trabalho do Interact Clube Terra dos Poetas e, assim, possam participar do Clube.


4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Ao promover a “Feira das Profissões”, tem-se como principal meta direcionar o estudante para que este faça a escolha correta com relação a seu futuro profissional. Há, ainda, a possibilidade de aqueles, que não pretendiam cursar uma faculdade, terem conhecimento das formas de ingresso e as oportunidades que o governo disponibiliza, dando assim maior incentivo ao jovem. É importante destacar, além disso, a maior interação entre a juventude e profissionais, os quais possuem experiências o suficiente para dar exemplos aos futuros universitários, esclarecendo dúvidas.

4.2 Objetivos Específicos

- Convidar profissionais formados de diversas áreas para que estes esclareçam aos estudantes o que os levou a escolher determinada profissão.

- Convidar representantes de universidades a fim de que os jovens saibam mais a respeito das formas de ingresso nas instituições de ensino superior.

- Aproximar o aluno da realidade profissional.

- Fazer com que os futuros profissionais saibam a disponibilidade do mercado de trabalho para cada área.

- Proporcionar aos jovens informações que, muitas vezes, não estão disponíveis no dia a dia.

- Motivar os estudantes para que aproveitem as oportunidades.


5 JUSTIFICATIVA

Os adolescentes precisam de alguém que lhe dê suporte e incentivo para que não escolham algo que venha, com o tempo, gerar certo arrependimento. O Interact, como um Club de jovens, reconhece as dúvidas desta fase, se dispondo, dessa forma, a criar uma ponte entre o adolescente e as diversas profissões bem como as formas de acesso ao ensino superior.
Os jovens são obrigados a fazer escolhas sérias, quando, na maioria das vezes, não estão preparados para trilhar seu futuro, o que aborrece e deixa marcas de incerteza. Através da “Feira das Profissões”, procura-se esclarecer as dúvidas, aproximar os jovens da vida universitária e, principalmente, auxiliar no momento em que escolherem a profissão. Para que se tome a decisão certa é preciso conhecer a temática do curso e, acima de tudo, ter contato com pessoas que já passaram pela experiência. Após saber os objetivos, a disponibilidade do mercado de trabalho e as metas de determinada profissão, aprende-se a amá-la, pois o ser humano precisa conhecer para depois, apreciar.
Com a “Feira das Profissões”, o Interact visa direcionar os estudantes, para que estes trilhem o caminho certo e, principalmente, superem suas expectativas com relação à profissão.


6 CRONOGRAMA

27 de setembro de 2011: - Apresentação do Projeto ao Rotary Terra dos Poetas.
- Convite aos profissionais do Rotary para que participem do evento.

28 de setembro de 2011: - Encaminhamento dos Convites aos profissionais e representantes de Universidades.

29 de setembro de 2011: - Reunião para decidir os responsáveis pelas próximas etapas do Projeto.

07 de outubro de 2011: - Confirmação dos profissionais.

08 de outubro de 2011: - Estipular os encarregados a enviar os convites a cada escola.

10 a 14 de outubro: - Envio de convites às escolas.

17 de outubro de 2011: - Confirmação das escolas que se farão presentes.

19 de outubro de 2011: Pela manhã: - Início da montagem dos stands.
Pela tarde: - Organização por parte dos profissionais.

20 de outubro de 2011: 7h 30 min: - Recepção aos profissionais.

8h: - Abertura do evento, com a presença de autoridades e demais convidados.
8h 30 min: - Início da visitação das escolas.
11h 30 min: - Encerramento do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritoras selecionadas para o vol. 13 do livro Infinitamente Mulher

Resultado Concurso Nacional de Poesia Oracy Dorneles 2022

Vem aí: volume 13 Infinitamente Mulher