Dia Mundial do Pensamento

A idéia de estabelecer um dia especial a cada ano em que Bandeirantes do mundo inteiro pensam uns nos outros , surgiu na 4ª Conferência Mundial, celebrada em 1926 nos Estados Unidos.
A data escolhida foi o dia 22 de Fevereiro, dia do nascimento tanto do Fundador Lord Baden-Powell como da Chefe Bandeirante Mundial, Olave, Lady Baden-Powell.

Anos mais tarde, em 1932, na 7ª Conferência Mundial celebrada na Polônia, uma delegada belga sugeriu que, como os aniversários geralmente estão associados a presentes, que no dia do Pensamento, como forma de apreço e amizade, os Bandeirantes oferecessem uma contribuição monetária voluntária além de seus pensamentos. Foi assim que surgiu o Fundo do Dia do Pensamento.

A sugestão foi assimilada rapidamente e o Fundo do Dia do Pensamento foi estabelecido para promover o Bandeirantismo aonde a necessidade fosse maior.

Em 1933, arrecadou-se para o fundo £520, 12s, 6d. A sugestão de um penny - "um penny por seus pensamentos" - ou equivalente, é simbólico hoje em dia.

Como era usado o Dia do Pensamento quando estava ainda na infância?

Em 1941, as contribuições do Dia do Pensamento serviram para ajudar os países que sofreram com os efeitos da Segunda Guerra Mundial. O dinheiro recebido para o Fundo em 1943 incluiu doações de Cuba e México, a primeira vez que o Fundo recebeu doações da América Latina.

Ao escrever no "The Council Fire" daquele ano, a Diretora do World Bureau disse "O Dia do Pensamento é uma realidade incontestável em nosso Movimento Mundial. Até mesmo agora, no meio de uma guerra mundial quando em todas as partes do mundo cada cidadão precisa de dinheiro e atenção, os Bandeirantes já enviaram mais de £130 para o Dia do Pensamento Mundial deste ano e ainda está chegando mais." Em 1945 foi lançado um Fundo Especial do Dia do Pensamento, a "Contribuição da Mão Caridosa" foi lançada para ajudar os Bandeirantes nos países devastados com a guerra a restabelecerem o movimento. O objetivo era arrecadar £ 2.000 antes do final do ano e, por meados de Setembro 1945 ¾ desta quantia já havia sido arrecadado.

A "Contribuição da Mão Caridosa", ficou aberta até o final de 1946. Houve uma grande reposta a esta solicitação, o dinheiro era arrecadado de diversas maneiras: uma Companhia Bandeirante vendeu flores enquanto que a outra preparou um baile de dança Escocesa.

Com as doações recebidas, vieram sugestões e pedidos de como o Fundo seria utilizado. Um grupo de Cirandas pediu que sua doação de 1 shilling e sete pence (aproximadamente 8 pence da Libra esterlina de hoje, equivalente a US$ 2,6) fosse dividida em 1 d. para Islândia, 1d. Hungria, 1d. Grécia, 2d. para Holanda, 2d. Bélgica, 3d. Polônia, 4d. França e 5d. para Noruega.

Em 1957 - o Centenário do Nascimento do Fundador, Lord Baden-Powell - A Associação Mundial produziu um disco de gramofone gravado nos estúdios da EMI em Londres. Entre os elementos que foram gravados estão a Canção Mundial, o Jogo do bastão Maori, uma canção de ninar Zulu e uma mensagem para o Dia do Pensamento da Chefe Bandeirante Mundial.

Uma canção para o Dia do Pensamento foi composta em 1975 por Sue Stevens do Reino Unido. Em Julho 1999 na 30ª Conferência Mundial, o novo nome de Dia Mundial do Pensamento foi adotado, enfatizando o aspecto mundial do Dia do Pensamento.

Para finalizar, existe um evento que acontece a cada ano em Londres para marcar os aniversários de Lord e Lady Baden-Powell. No Sábado próximo ao Dia do Pensamento, realiza-se um evento especial na Abadia de Westminister como comemoração do Dia do Pensamento e do nascimento do fundador. Entre as girlandas de flores que estão sobre o Memorial do Fundador, existe uma em favor da WAGGGS feita de flores azuis e douradas formando o Broche Mundial.

Embora já existisse uma pedra dedicada a Lorde Baden-Powell na Abadia desde 1941, em 1981m uma pedra memorial foi dedicada para Lord e Lady Baden-Powell, a primeira pedra memorial dupla da Abadia. A medida que celebramos o Dia do Pensamento talvez devamos também nos lembrar daquela delegada anônima da Bélgica cuja sugestão de 68 anos atrás, de dar "um penny por seus pensamentos" favoreceu a expansão do trabalho da WAGGGS ao redor do mundo.

Fonte: http://www.sinomar.com.br/datas.asp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritoras selecionadas para o vol. 13 do livro Infinitamente Mulher

Resultado Concurso Nacional de Poesia Oracy Dorneles 2022

Vem aí: volume 13 Infinitamente Mulher