Destaque cultural: Márcio Brasil será homenageado pela Ulbra

Márcio e Oracy Dornelles

O escritor e jornalista Márcio Brasil será o patrono da turma que se formará em Letras pela Ulbra, no próximo dia 11 de agosto, no Círculo Militar. Márcio é colunista do jornal Expresso Ilustrado e é presidente da Casa do Poeta de Santiago. Há anos ele acompanha e colabora com a evolução cultural de Santiago de diversas formas. Aos 14 anos já frequentava os lançamentos de livros no Centro Cultural, onde passou a fazer parte do grupo de teatro Liberdade, de Jones Diniz.

Pouco tempo depois, publicou seus primeiros contos no jornal Letras Santiaguenses. Venceu a 1ª edição do Santiago Encena com uma peça de sua autoria e participou de outras edições. Foi idealizador da Feira dos Artistas Santiaguenses, que em 2007 lotou as dependências do Ilha Bella Shopping. Ainda em 2007, foi o idealizador da ideia de transtorformar um antigo prédio ao lado da Câmara no auditório cultural Caio Fernando Abreu, o que foi aceito pelos vereadores e tornado realidade no final de 2011.

Em 2008, foi homenageado pelo projeto literário Santiago do Boqueirão, seus Poetas quem São, com a publicação de um livro de contos. Em 2010, lançou o livro 10 Segundos e participou da Feira do Livro de Santa Maria.

Em 2011, assumiu a presidência da Casa do Poeta de Santiago, entidade que busca valorizar escritores jovens e veteranos de Santiago. Criou o espaço Rotação Literária, no jornal Expresso, oportunizando espaço de publicação para dezenas de escritores locais. Participou da elaboração do livro @Temporal, editado pela URI, com textos de escritores locais.

Em 2012, esteve entre os idealizadores do livro Infinitamente Mulher, que reuniu 55 escritoras santiaguenses e lançado no dia Internacional da Mulher, na Estação do Conhecimento. Já recebeu homenagens do Centro Cultural, da URI, da Associação de Cactus, Orquídeas e Bromélias, da Associação de Conservação e Proteção dos Animais, por serviços prestados. Atualmente, Márcio está cursando Letras na Unopar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritoras selecionadas para o vol. 13 do livro Infinitamente Mulher

Resultado Concurso Nacional de Poesia Oracy Dorneles 2022

Vem aí: volume 13 Infinitamente Mulher