No tempo dos uniformes

Diariamente tomamos conhecimento através imprensa, de como a violência esta se proliferando rapidamente dentre algumas escolas, principalmente as de segundo grau, tanto públicas como particulares.  É aluno portando arma, professores sendo  desrespeitados, uso de drogas, os “bondes”, um sem fim de barbáries. E sempre surgindo uma “moda” nova, a atual, importada dos americanos: o “BULLING”. Assim chamada, poderemos tratá-la como se estivéssemos no primeiro mundo.
Mas não é disso que quero falar.
Em minha cidade natal, Santiago – RS, na década de 50, entre todas as escolas do município, duas se destacavam: a ESCOLA NORMAL NOSSA SENHORA MEDIANEIRA e o GINÁSIO ESTADUAL CRISTÓVÃO PEREIRA, grandes rivais nos desfiles de 7 de Setembro. Qual seria a melhor banda?  Quem sairia vencedor do desfile daquele ano? E não passava disso a discordância entre a estudantada.
A Escola Normal até hoje é administrada por freiras, e continua localizada no mesmo lugar. Quanto ao Ginásio Estadual foi transferido, sendo construído um novo em outro local da cidade. Quando da antiga localização do Cristóvão Pereira era praticamente “obrigatória” a passagem, de mais da metade dos estudantes, de ambos os educandários, pelo meio da Praça Getúlio Vargas. Imaginem um L, na perna maior, a quatro quadras de distância de uma das  esquinas do logradouro, esta situada a escola Normal, na direção da perna menor localizava-se o antigo Ginásio.
Em todo o largo, margeando os canteiros e sobre um calçamento estilo “Copacabana”, estão até hoje colocados inúmeros bancos.
Naquela época era obrigatório o uso de uniforme nas instituições de ensino, o das meninas, era assim: Colégio das Freiras- blusa branca listrada de azul, saia azul-marinho, meias brancas e SAPATOS pretos. Cristóvão Pereira - blusa branca, saia cáqui, SAPATOS pretos  e meias brancas.
A gurizada ficava estrategicamente sentada, esperando a passagem das alunas, normalmente vinham em grupos de cinco ou seis amigas, todas elas no maior papo, alguns sussurros e olhares esguios, mas ao confrontarem-se com o pessoal dos bancos, quase sempre um deles falava alto:
-A MAIS BONITA É A DE SAPATO BRANCO!!!
Nunca falhava, sempre uma ou duas dirigiam um rápido olhar para os pés.
 Bons tempos aqueles.

Paulo Walmir Assunção Vargas
pwargas@hotmail.com
São Leopoldo - RS




Se você quiser divulgar neste espaço, envie seu seu trabalho para casadopoeta.stgo@gmail.com com os seguintes dados: nome completo; foto; blog (se tiver); e-mail para contato e cidade/estado.
 
 ATENÇÃO: A Casa do Poeta de Santiago não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos ou pelas ideias expressadas por estes. Os artigos publicados neste espaço são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores, e expressam as ideias pessoais dos mesmos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritoras selecionadas para o vol. 13 do livro Infinitamente Mulher

Resultado Concurso Nacional de Poesia Oracy Dorneles 2022

Vem aí: volume 13 Infinitamente Mulher